Churrasco: paixão nacional!







“Aprende-se a ser cozinheiro, mas se nasce assador” – J.A. Brillat Savarin

Eu sou um apaixonado por carne, sempre gostei. Aprendi com meu pai, que é um excelente churrasqueiro e até hoje faz churrasco em casa, a soborear a carne e perceber a sutileza do gosto e aroma defumados que o assar em brasa deixa no alimento. Então vamos aproveitar o verão e as atividades ao ar livre na praia, piscina, varanda, ou quintais para juntar amigos e comer um bom churrasquinho, de longe uma das paixões nacionais. Do espetinho de camarão e queijo coalho na brasa até uma linda peça de picanha, não há quem não curta um churras, até mesmo os vegetarianos tem chance!





































O churrasco talvez seja o prato mais antigo da história, desde o domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. No Brasil, o estado do Rio Grande do Sul é conhecido como o lugar do churrasco. Isso se deu por conta da extensa região de pastagens naturais (pampas) para criação de gado e os vaqueiros aprimoraram a técnica de ‘churrascar’. Mas existem relatos de que, muito antes dos gaúchos, os índios tupis já defumavam a carne de caça sobre grelhas de madeira



As carnes (vermelhas, brancas e marinhos) comumente usadas no churrasco são: picanha, costela, maminha, fraldinha, alcatra, costeleta suína, pernil, costeleta de cordeiro, sobre-coxa e coxa de frango, coração de frango, asas de frango, salmão, pintado, camarão e lagosta. Ainda vão pra grelha: legumes como abobrinha, beringela, cebola, cenoura, pimentão, e os queijos coalho e mussarela.

Como acompanhamento, tudo combina com churrasco. Desde o clássico vinagrete e farofa, arroz e feijão, polenta e batata (frita, assada, cozida, como purê), até um risoto, uma massa com molho ao sugo, um creme de espinafre ou mandioquinha. Aproveite que hoje é DOMINGO DE REPOST para conferir aqui nossa dica de Arroz de Puta Rica, também perfeita para compor com seus assados.

Para temperar aposte no clássico sal grosso. Eu gosto de usar flor de sal misturada com ervas.

Outra dica de FANZINEURBANO é nossa misturinha, que se provou em delicioso tempero para churrasco em nossa festa de Reveillon - sim, até no Ano Novo vale churras! 




MISTURINHA ROOTS PARA CHURRASCO

Sal grosso ou flor de sal - quantidade necessária para todas as carnes a serem salgadas
Alho bem picado - a gosto
Cebola bem picada - a gosto
Cebolinha bem picada - a gosto
Salsinha bem picada - a gosto
Pimenta calabresa - a gosto
Pimenta do reino - a gosto
Orégano - a gosto
Manjericão - a gosto
Sálvia - a gosto




Clique aqui para  ver a receita de Arroz de Puta Rica



Comentários

Postagens mais visitadas