Domingo é dia de bala :: DOMINGOS DE REPOST







Hoje temos a estréia de seção nova aqui no zine. Domingos de Repost republica textos do nosso acervo. Hoje, para abrir os trabalhos, vamos rever um dos primeiros posts desse blog. Na época acontecia no bairro da Liberdade (SP) o Tanabata Matsuri, um tradicional festival japonês que convida as pessoas a escreverem seus desejos em pedacinhos de papel que são amarrados em ramos de bambú. E assim, num sábado, em 14 de julho de 2007, nossa home publicava:





Domingo é dia de bala

Domingo passado, após o after no D-edge e um chill out na sala de casa, fui (fomos?) para o bairro da Liberdade fazer fotossíntese, comer pão chinês e escrever desejos de verão 2008 nos bambus. Sendai Tanabata Matsuri... Festival das Estrelas. Com água de coco, óculos escuros e muita parcimônia acreditei na tarde de sol e me joguei (jogamos?) entre os famigerados urbanóides que formigavam pela feirinha. Eufórico e faminto me questiono sobre a verossimilhança de se comer um pão chinês em uma feira japonesa... Hum... Dizem que o mundo é globalizado e a culinária fusion já é vendida em pacotinhos de ki-suco nas grandes redes de supermercados... “tem muito curry... está muito temperado...”

Sentado na sarjeta e com a boca anestesiada de curry, olho pra cima e observo os gigantescos enfeites de papel tremulando sob aquele céu-azul-chapado-aquecimento-global. “Queria um desses no meu quarto... Pega um pra mim”. Uma garotinha com um picolé de uva me contou que esses enfeites simbolizam as estrelas do Tanabata e que suas rabiolas quilométricas balançam em reverência aos cometas que cruzam o céu. Como ela sabe disso? Na verdade, a princesa Orihime e seu grande amado Kengyu se encontravam apenas uma vez por ano, sob a proteção das estrelas cadentes. Assim nasceu o frisson por conta das estrelas do Tanabata com seus pedidos escritos no tanzaku, aqueles cartões coloridos que ficam flamulando amarrados nos bambus... Eles levam nossos pedidos com o vento, na rabiola dos cometas de papel crepom. Realmente, deveria (deveríamos?) ter pedido sem curry.

Quer ver o post original de 2007? Clique aqui!













Comentários

Postagens mais visitadas