Arquitetura de Sampa compilada




São Paulo ganha seu primeiro guia de arquitetura. Idealizado pelo restaurador Francisco Zorzete e o arquiteto Jorge Bassani, o livro “Cidade e arquitetura | Um guia” (R$ 60), tem como objetivo traçar um panorama da história da arquitetura de São Paulo, desde o período colonial até a atualidade.

Compilando 284 edifícios, o guia revela o desenvolvimento urbano histórico e as arquiteturas que ele desenvolveu. Claro que muita coisa boa ficou de fora, mas em contrapartida há exemplos de obras que não se encaixam nos cânones da boa arquitetura.

Além disto, 10 mapas inéditos enfatizam a relação das construções com o desenvolvimento urbano. Desta forma o leitor pode acompanhar o espalhamento da cidade e as infraestruturas que lhe foram favoráveis e também entender cada edifício no contexto em que foi criado. 

O livro foi dividido em cinco capitulos. O primeiro trata da fundação da cidade até o século XIX, destacando a Igreja e o Colégio dos Jesuítas e a importância do rio Tamanduateí. A seguir, o livro abrange a metrópole do café e da ferrovia até 1929. 

Também há relatos sobre a era industrial da cidade, entre 1930 e 1950 e segue ao centro metropolitano industrial, que se estende até 1980. 

O último capítulo fala da nova era de cidade linkadas à rede globalizada e de um novo papel do Estado no processo urbano.


                 

Comentários

  1. www.guiadearquiteturasp.com.br

    ResponderExcluir
  2. www.guiadearquiteturasp.com.br

    ResponderExcluir
  3. muito legaw...onde posso obter esse tipo de guia?
    www.ineditus.com.br
    www.qicorte.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas