"Seu narcisismo à venda” :: Yayoi Kusama no Tomie Ohtake
Narcissus Garden, 1966 -
stainless steel spheres, set of 800, 30 cm each
Cada uma das esferas poderia ser comprada ao valor de US$ 2 e continha a seguinte inscrição:
"Seu narcisismo à venda"
|
"Seu narcisismo à venda", bem provável que esta seja a frase icônica que defina o trabalho de Yayoi Kusama, cuja exposição abriu no Tomie Ohtake, agora no dia 22 de maio. E, talvez, o que defina ainda a sua importância dentro da arte contemporânea, como registro do comportamento atual.
Yayoi é uma das mais notáveis artistas japonesas que aos 85 anos consegue manter-se tão atual e tão intrigante no cenário artístico. Ouso compará-la a Louise Bourgeois, no instante que ambas apesar de idades avançadas conseguiram manter o teor inovador e ao mesmo tempo biográfico em suas obras.
Infinity Mirror Room - Phalli's Field, 'Floor Show', 1965
Sewn stuffed fabric, wooden panel, mirror, 250 x 455 x 455 cm98 3/8 x 179 1/8 x 179 1/8 in
|
Happening Explosión Anatómica en la estatua de Alicia en el país de las maravillas, Central Park 1968 |
Assim como madame Bourgeois, seu trabalho está recheado de intercomunicações com outra área de conhecimento, a psicanálise, revelando os seus traumas, impulsos retidos e relações com familiares que foram questionados – no caso da artista japonesa devido aos distúrbios psiquiátricos que atribuiu às suas alucinações visuais.
Não por menos, a exposição se torna excitantemente questionadora, irônica e bem-humorada e faz do seu trabalho, tradutor de sua própria imagem. Tão próximo a sociedade narcísica dos dias atuais.
SERVIÇO:
Exposição no Instituto Tomie Ohtake:
Site da artista: http://www.yayoi-kusama.jp
De 22 de maio a 27 de julho, de terça a domingo, das 11h às 20h :: gratuito
Yayoi Kusama + Marc Jacobs para Vuitton
Em julho de 2012 a Louis Vuitton, na época sob direção criativa do miras Marc Jacobs, lançou uma coleção em parceria com a artista. Prints de poás, texturas esféricas e toda a linguagem das suas obras foi transposta para o universo da marca de artigos de luxo em couro. A grande abertura aconteceu em Nova York, na Quinta Avenida, posteriormente as peças chegaram aos mercados de Hong Kong, Tóquio e Paris.
“A atitude sincera de Marc Jacobs em relação à arte é a mesma que a minha. Eu o respeito como um designer magnífico. A Louis Vuitton compreende e aprecia a natureza da minha arte. E não é assim tão diferente do meu processo de criar moda”, disse Marc ao site The Cult.
Além da parceria com a artista plástica a Vuitton também já teve coleções criadas com nomes como o estilista e artista norte-americano Stephen Sprouse e o também japonês Takashi Murakami.To celebrate the launch of its most significant global artistic collaboration to date, Louis Vuitton unveiled an extraordinary take-over of both Selfridges' legendary windows and
its ever-changing Wonder Room. An unprecedented 24-window design, the Concept Store as well as a Giant Yayoi Kusama Statue announce the collaboration between Louis Vuitton, the illustrious Japanese artist and Selfridges.
What led the Maison to collaborate with an Avant-garde Japanese artist like Yayoi Kusama?
Learn more about how Marc Jacobs and Yayoi Kusama first met.
Comentários
Postar um comentário