O segredo da feijoada








“... consomem laranjas nas refeições como forma de acalmar a irritação na boca já cauterizada pela pimenta.” – Jean-Baptiste Debret (Viagem Pitoresca ao Brasil, 1816)


Pode parecer um clichê falar sobre Feijoada assim como ensinar a fazer feijoada, afinal de contas o prato típico brasileiro e de mais básico preparo (pegar todos os ingredientes, colocar na panela e deixar cozinhar) é praticamente inato a nós.



Existe um folclore que diz que a feijoada nasceu dos escravos, pois as carnes misturadas ao feijão eram as partes menos nobres. Na verdade a comida dos escravos restringia-se a feijão aguado, coberto com farinha de mandioca e, quando tinham sorte, um pedaço pequeno de carne seca.

A feijoada nada mais é do que uma adaptação dos cozidos europeus (muito comuns desde a época dos romanos), como o cassoulet francês e a fabada espanhola (ambos a base de feijão branco e carnes de porco). O povo do norte de Portugal comia muito feijão branco com lingüiça, orelha e pé de porco. Os ricos e nobres se deliciavam com os miúdos de porco.

Quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, encontraram o feijão preto, que era abundante e é muito mais saboroso. Pronto, a troca foi feita.

O primeiro registro que se tem de um cardápio servindo feijoada é de agosto de 1833 no restaurante do Hotel Théâtre, em Recife, e consistia apenas do cozido de feijão e carnes de porco, apenas.

A Feijoada Completa, que é a que conhecemos e foi transformado em símbolo nacional é aquela que além do cozido de feijão, acompanha o arroz, couve, laranja, farofa e torresmos e surgiu no final do século XIX num restaurante no centro do Rio de Janeiro.

Eu, particularmente, não sou fãs da maioria das carnes da feijoada. Pra mim bastam a lingüiça, paio, bacon, carne seca e costelinha. Os miúdos como orelha, língua e pé eu dispenso. Monte o seu cozido com as carnes e o feijão que quiser e terá uma deliciosa feijoada à sua moda.

Feijoada Completa Clássica

Ingredientes:

200g rabo de porco
200g costela de porco
200g orelha de porco
200g lombo de porco
200g carne seca
200g paio
200g linguiça
200g língua de vaca
200g lingua de porco
200g pé de porco
1kg feijão preto
200g cebola picada
100g alho amassado
1 colher (sobremesa) pimenta vermelha picada
4 folhas de louro
cebolinha picada a gosto
1 cálice de cachaça
½ xícara (chá) suco de laranja

Modo de Preparo:

Deixe as carnes e o feijão de molho de um dia pro outro, trocando a água várias vezes.
Coloque em uma panela as carnes, o feijão, a cebola, o alho, a pimenta vermelha, o louro, cebolinha, cachaça, suco de laranja e 3 litros d’água e deixe cozinhar por 3 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário