Curativos urbanos







Já aconteceu contigo de se deparar com um problema na cidade que te incomoda e, aos poucos, aquilo passar a integrar a “paisagem” porque estamos correndo e preferimos abstraí-lo? Ou até prestar atenção ao problema, lembrar de uma iniciativa que está ao nosso alcance, mas por um motivo ou outro (quase sempre nossa pressa!) deixar de lado e acabar esquecendo do assunto?  

Passamos a conviver com essas questões e nem percebemos quanta energia despendemos com isso. Pular o buraco na calçada todos os dias afeta a mobilidade, teu humor e a qualidade do teu dia a dia. E porque a gente não faz nada para mudar e permite que pular buracos se torne um costume?

A proposta do coletivo Curativos Urbanos é que os problemas da cidade, pelo menos os das calçadas, nunca mais integre a “paisagem”! A iniciativa propõe uma espécie de BandAid gigante, e muito fofo, para sinalizar as calçadas de São Paulo indicando os locais que precisam ser “curados”: buracos, pedras irregulares, e outras ameaças aos pedestres. A ação é um jeitinho simpático de chamar à responsabilidade cada um de nós.

Clique no vídeo abaixo para conferir a ação do coletivo fazendo curativos nas calçadas:



Talvez pouca gente saiba que a legislação exige que os proprietários dos imóveis  façam a manutenção da calçada em frente a sua fachada. E se você não é proprietário, pode contribuir indicando os locais que precisam de uma cura.

E vejam que legal! O #curativosurbanos passou a contar com a participação de artistas e designers, ganhou até exposição no MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo e se disseminou por várias cidades! Na página do projeto no Facebook e no perfil do Instagram vi layouts tão legais que eu levaria vários destes curativos para casa – depois do conserto da calçada, claro - e colocaria num local de destaque para nunca mais esquecer que a cura para os problemas da cidade pode estar nas minhas mãos!  

Para nos ajudar a tomar essa iniciativa, o pessoal do Curativos Urbanos criou um manual! Coloque teu talento e criatividade em prol da coletividade! Reúna a galera e faça isso acontecer na tua cidade! É tão simples que dá vontade de sair cuidando da cidade agora!















Como fazer os CURATIVOS URBANOS















Comentários

Postagens mais visitadas