90º Acessórios :: milimetricamente arquitetado
A gente já podia mesmo desconfiar pelo nome da marca que essas meninas enxergam linhas em tudo. Arquitetas, olham o mundo com lentes zoom procurando o conjunto de traçados e ângulos que formam absolutamente tudo o que nos rodeia. E foi assim que arquitetaram a 90º Acessórios, elegendo a geometria como DNA da marca e as escalas, cálculos e proporções como ferramentas de trabalho.
Tendo a geometria como ponto de partida, as meninas direcionaram suas lupas para as folhas de inverno de uma rua arborizada de Porto Alegre para criar a primeira coleção. Dito isto, agora pasmem para a minuciosa metodologia de criação e desenvolvimento que Paula, Luiza e Andressa adotaram.
Primeiramente, lançaram-se ao estudos de materiais (sobras de madeira e acrílico) e respectivos usos e entenderam que precisavam trabalhar com peças de 2mm de espessura (nem mais nem menos).
Depois, acostumadas que estavam a desenhar
tudo em escala de metro para os projetos arquitetônicos, tiveram que aprender a
fazer tudo em escala de milímetros de forma a obter proporção dos acessórios
para o corpo.
Enquanto elas me explicavam a meticulosidade do trabalho, eu ficava imaginando a fórmula para a montagem de um colar. Deve ser algo tipo P1+C2+G5=modelo 1... Fala sério!
A partir disso, calcularam a otimização do corte das ripas de madeira, dividindo um retângulo em diversos triângulos de tamanhos padrão, todos catalogados com uma referência para facilitar a montagem das peças.
Enquanto elas me explicavam a meticulosidade do trabalho, eu ficava imaginando a fórmula para a montagem de um colar. Deve ser algo tipo P1+C2+G5=modelo 1... Fala sério!
E tem mais! Elas ainda pegaram as folhas que caíram das árvores durante o inverno gaúcho (aquelas que mencionei no início do texto) e distribuíram numa mesa. Em cima das folhas, colocaram um papel vegetal que deixasse transparecer suas formas.
E com base nisso, encaixavam as peças de madeira e acrílico buscando acomodá-las no formato das folhas. Detalhe: o processo todo exige de 2 a 3 dias de trabalho (silêncio). Ficaram tão impressionados quanto eu?
Alguém ainda acha que se trata apenas de um
acessório? As peças da 90º carregam cálculos, escalas e proporções na mesma medida que criatividade, engenhosidade e muita dedicação. A mim, parece uma mini-obra arquitetônica.
Para quem quiser conhecer a página da marca no Facebook clique aqui ou ligue para mais detalhes: (51) 8451-1541.
Belíssimo trabalho parece dobradura em papel, grande obra de arte. Parabéns à família e especialmente à Luiza.
ResponderExcluirVerdade Marlus, o trabalhos das meninas é incrível e impressionam pela precisão, assim como as dobraduras de papel!
ResponderExcluir