there´s no place like home









O Copan é um dos mais emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, Brasil. Projetado por Oscar Niemeyer e cravado no centro da capital paulista, ele é famoso por sua geometria sinuosa, que lembra uma onda, e pelos números superlativos de suas estatísticas.

Tem 140 metros de altura, 37 andares e cerca de cinco mil residentes, considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil. Possui 1.160 apartamentos distribuídos em seis blocos e também o Edifício Copan é mais populoso que 457 municípios do país, além de área comercial no térreo com 72 lojas, sendo considerado o maior edifício residencial da América Latina.

O Copan foi um dos grandes projetos para São Paulo apresentados por Oscar Niemeyer em 1951, encomendado para o IV Centenário da cidade (a ser comemorado em 1954). O arquiteto relaciona a obra na autobiografia, apesar da insatisfação quanto ao Copan, cuja execução entregou a Carlos Lemos ao ver o edifício residencial apenas no terceiro piso durante as festas dos quatrocentos anos, e também porque estava a caminho de Brasília.

Foi centro de interesse de um enorme complexo arquitetônico imaginado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, daí o nome Copan, que previa nas suas instalações um hotel de luxo, apartamentos, teatro, cinemas, restaurantes, jardins suspensos, centenas de lojas e garagens subterrâneas. O edifício Copan foi durante os anos 50 a 70 a imagem da "São Paulo moderna".

FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Copan



Um comentário:

  1. E o melhor que dá para ter inspirações para muitas coisas...
    Ah curto suas postagens....sempre lendo....e no mais vendo...
    abs

    ResponderExcluir