punk: a história e o legado

Em “Punk: a história e o legado”, o professor Antonio Bivar vai passar a limpo um dos movimentos que mais influenciou a cultura mundial justamente quando se comemora seus 30 anos. O curso será feito em cinco encontros e conta com a participação especial de Supla em uma das aulas. O objetivo é traçar um panorama desde a pré-história do movimento e suas decorrências diretas, seja na música, moda, jornalismo, literatura e no comportamento jovem em todo o planeta.

Encontros
1 -A pré-história do Punk (anarquismo, dadaismo, existencialismo, beat generation, contracultura, Andy Warhol & anos 60.

2 - Punk: implosão e explosão - o começo da cena em Nova York e a importação da idéia por ingleses: Malcolm MacLaren, Vivienne Westwood, King´s Road e Sex Pistols.

3 - O movimento Punk em São Paulo e a explosão em 1982 coincidindo com a retomada internacional Punk´s Not Dead. O festival O Começo do Fim do Mundo (Sesc Pompéia), Largo de São Bento, rivalidade entre gangues, surgimento de bandas, conexões internacionais antes da era da Internet.

4 -A questão de classes sociais (punks radicais, ie, de classes menos privilegiadas não aceitam, como punk, Supla, por este vir de uma classe alta). Conversa com Supla.

5 - O legado Punk. Punk hoje, com Internet, diluição (piercing, tatuagem, o punk assimilado principalmente no visual identificável em todas as extrações sociais), os 30 anos desde 1977 - Vivienne Westwood, superstars de jogadores de futebol aos Piratas do Caribe, passando pelaprópria Vivienne Westwood e bandas como a brasileira-paulistana Cansei de Ser Sexy, que está explodindo no lugar onde nasceu o punk, ie, Londres, e outros países, tida como banda punk.

PUNK: A HISTÓRIA E O LEGADO
Professor: Antonio Bivar , Supla e Clemente

DATAS:
Novembro 19, 21, 26 e 28
Dezembro 3

Antonio Bivar é dramaturgo, escritor, ensaísta, memorialista. Autor de “O que é Punk” (coleção Primeiros Passos, editora Brasiliense).

Serviço Casa do Saber
Jardins
Rua Dr. Mário Ferraz, 414
Tel.:(11)3707-8900

Higienópolis
Rua Itambé, 315-A
Tel.:(11)3255-8900

Comentários

  1. tirando o Supla, será bem legal! Valeu a dica...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Legal demais!!!
    Aproveito o espaço p/divulgar, o meu documentário sobre o movimento punk em Juiz de Fora- MG (minha cidade).O CLEMENTE TÁ POR DENTRO.
    Quem quiser saber mais acesse: http://alinedoc.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas