mostra feat oscar

Há 31 anos nascia a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tendo como sua única casa o auditório do Museu de Arte Assis Chateaubriand – mais conhecido como Masp. Os filmes exibidos na Mostra dificilmente chegavam a ir para as salas de cinema e normalmente eram exibidos em suas línguas nativas e sem legenda, ou com legenda em uma língua mais estranha do que a falada no filme.

Há um ano, a Mostra - em sua 30a edição e ocupando mais de 20 salas de cinema na cidade - apresentava para seus conterrâneos e para aqueles que escolheram a paulicéia desvairada como sua casa, o premiado filme O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger e candidato brasileiro a uma vaga ao Oscar de Filme Estrangeiro/2008.




Hoje as 19h40 o filme de Hamburger foi exibido gratuitamente naquela que foi a primeira casa da Mostra, porém com a particularidade de ser ao ar livre, no vão livre do Masp.

Numa sessão lotada - mais de 500 pessoas - escutaram o pronunciamento comovente do idealizador e organizador da Mostra, Leon Cakof, que discorreu sobre o filme e a escolha do mesmo para representar o Brasil no Oscar, apontando características que o fazem ter muita chance a um lugar no “Olimpo”, entre elas:

+ Um filme humanista que mostra as relações entre diferentes culturas e idades;
+ Um filme com criança e velhos;
+ “O diretor se chamar Hamburger – alimento muito apreciado pelos norte-americanos”, brinca Cakof.

Em seu discurso Cao Hamburger agradeceu o carinho da Mostra com o filme e brincou que há muito tempo não tomava chuva - pouco antes do diretor chegar começou uma tempestade em Sampa - e que isso parecia uma coisa boa, "pelo menos ganhei uma camiseta da mostra”, brincou.

Em pleno caos urbano de final de sexta-feira, teve início a sessão de um lindo e emocionante filme feito para todas as idades, dirigido por aquele que sabe encantar os corações mais puros, como o das crianças.

Cao, é com muito orgulho e carinho que digo que o Oscar é nosso mesmo sem atravessar o tapete vermelho, ainda...

Tim Tim!

Comentários

Postagens mais visitadas