colégio objetivo faz excursão no edifício copam

Imagem feita no topo do Edifício Copam por nossa redação. Clique, amplie e deixe o zunido da cidade estourar seus tímpanos...





O Edifício Copam foi concebido por Oscar Niemeyer, que abandonou o projeto por razões não claras. Apesar de não ter acompanhado a construção da obra, sua autoria é indiscutível, pois a forma e a arquitetura do Copan se assemelham a de outro edifício projetado por ele nos anos de 1954 a 1955: o N.º. 153 da Praça da Liberdade em Belo Horizonte.


Os acionistas fundadores da Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo foram os lançadores do programa e do projeto de construção do Maciço Turístico Copan( Companhia Pan-Americana ), um centro urbanístico no modelo do Rockfeller Center, com hotel de 600 apartamentos, salões, restaurantes e loja, com área residencial para 900 apartamentos, mais de 100 lojas, um cinema para 3500 pessoas, um teatro para 700 pessoas, garagem com 500 vagas, uma galeria de circulação, lavanderia e área ajardinada. O empreendimento visava ampliar as possibilidades de vida social e de comércio de mercadorias finas.


Em 1954 aconteceria a comemoração do IV Centenário de São Paulo, uma das cidades de maior índice de crescimento não só no Brasil, mas também nas Américas. O fato de São Paulo apresentar um enorme potencial imobiliário e turístico foi um dos principais motivos para o desenvolvimento do projeto, cujo objetivo era construir e explorar hotéis, teatros, cinemas, estacionamentos e turismo.


O Maciço Turístico Copan seria construído em um terreno adquirido pela Companhia Pan-americana da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e dos senhores Conde Silvio Alvares Penteado e Henrique de Toledo Lara, com uma área de 11.500 metros quadrados ( equivalente a 1/2 alqueire ). O terreno original estava, na época, ocupado por conjunto de casas construídas em estilo germânico chamada de Vila Normanda, onde morava o Conde Alvares Penteado.


A administradora seria a Intercontinental Hotels Corporation de New York que era filiada a Pan-Americana World Airways ( companhia de aviação norte americana ). A renda do Copan deveria vir da receita do hotel, da locação de lojas, do cinema, do teatro, das garagens e da venda de parte dos apartamentos residenciais e de algumas lojas.


O marketing utilizado para vender o projeto e principalmente para convencer empresários a participar da construção foi semelhante ao utilizado no período de Juscelino; quando o crescimento e o lucro eram motivo de orgulho da nação e o capital norte americano era bem vindo.

Comentários

Postagens mais visitadas