construção de marca, as 100 mais fortes do mundo



A Interbrand, empresa de consultoria em avaliação de marcas do mundo, acaba de divulgar o resultado da pesquisa Best Global Brands 2007, que avalia as 100 marcas mais valiosas do globo. As três primeiras posições foram ocupadas pelas mesmas marcas que, em 2006, ocupavam igual colocação no ranking. Assim, a Coca-Cola continua como a mais valiosa do mundo (US$ 65,234 bilhões), seguida de Microsoft (US$ 56,079 bilhões) e de IBM (US$ 57,091 bilhões). Em sua sétima edição, a pesquisa, que é publicada pela revista de negócios norte-americana Business Week, já avaliou mais de cinco mil marcas. A Coca-Cola tem o primeiro lugar desde a primeira relação divulgada. Participam da lista, marcas cujo valor mínimo é de US$ 2,7 bilhões, que alcançam um terço de seu lucro fora de seu país de origem, têm dados de marketing e financeiros disponíveis a observadores externos e um amplo perfil público fora de sua base de clientes diretos.


O grande destaque continua sendo o Google, que teve uma valorização de 44%, em 2007. A marca, que tem ficado mais valiosa a cada ano, encabeça a lista das que mais crescem: 46% em 2006. De 2005 para cá, o site, que passou de uma simples ferramenta de pesquisa a um portal de informação, subiu de 38ª para 20ª, e hoje vale mais de US$ 17,837 bilhões. Para Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand no Brasil, o crescimento do Google vem a reboque do aumento de negócios via Internet e a prioridade que a empresa dá à gestão estratégica de sua Marca. A Amazon, que cresceu 15% no período, depende da publicidade em canais como Google e Yahoo! Logo em seguida às três primeiras colocadas, vêm a GE (US$ 51,569 bilhões), Nokia (US$ 33,696 bilhões), Toyota (32,070), Intel (US$ 30954 bilhões), Mc Donalds (US$ 29,398 bilhões), Disney (US$ 29,210) e Mercedes Benz (US$ 23,568). Neste grupo, em relação ao ano passado, Nokia (5ª), Toyota (6ª) e Mc Donald´s (8ª) subiram uma colocação cada. Já a Intel e a Disney, perderam as posições 5ª e 8ª, respectivamente.

A Nokia encabeça a lista de eletrônicos e informática entre os selecionados deste ano. Com crescimento de 12% em relação ao ano passado, a Nokia chegou na quinta posição da lista.O sucesso do Nokia N-series, que une design e inovação, foi uma das explicações para reconhecimento conquistado pela marca. A Apple, apesar de estar em 33ª na lista, foi a marca do setor que mais cresceu no ranking, 21%. Grande parte desse bom desempenho está relacionado ao lançamento do iPhone, que estremeceu o mercado tecnológico com inúmeras e inéditas funções presentes em um único aparelho móvel. Os desafios para as marcas deste setor, conforme análises da Interbrand, são o produto e design inovadores, além da forte marca corporativa. Também integram a lista Hewlett-Packard, com a 12ª posição; Samsung, na 21ª; Sony, na 25ª, Panasonic, na 78ª; e LG, ocupando a 97ª posição.

A Nívea está entre os crescimentos significativo apontados pelo Best Global Brands 2007/Interbrand. Com aumento de 16%, a marca está cotada a 3,116 bilhões de dólares. Analises da Interbrand explicam que a Nívea tirou proveito dos consumidores masculinos, hoje mais preocupados com a beleza, desenvolveu novos produtos (anti-idade, anti-celulite) e promoveu essas novas linhas sob um forte apelo visual, o que garantiu o seu reconhecimento mundial. Além disso, investimentos em mídias alternativas como vídeos e até aparições em jogos de videogame, contribuíram para o crescimento da marca. Porém, no segmento de cuidados pessoais, a Gillette lidera o ranking na 16ª posição. Também integram a lista a L´Oreal (51ª) – Confira o post de , Colgate (57%) e Johnson & Johnson (90%).

Um comentário:

  1. Eu fico imaginando os colegas de escola do Bill Gates... Deviam "aloprar" aquele nerda na sala de aula e hoje a empresa dele vale mais de 50 bilhões de dólares!

    Isso da um curta hien! Não, um longa: um remake de "A Vingança dos Nerds".

    Tô adorando isso aqui! Mas no quesito comidinhas... Não tem uma coisinha mais light praquela que fazem a linha anoréxiva? Rrarrara!

    Brincadeira.

    Ta tudo incrível!

    Bjs

    ResponderExcluir